PAPEANDO ||| Criança vê, criança faz

Olááá! 

Ontem à noite trabalhando no computador percebi que o Thiago me imitava.. Em uma mãozinha o celular, no colo o notebook, fingindo que trabalhava.  

Parei pra pensar naquilo que mais ouvimos antes de sermos mães: crianças seguem exemplos e não conselhos.   

   

Já pararam pra pensar em quantos ensinamentos passamos aos nossos filhos com as nossas ações? Lembro de ter visto há alguns anos um vídeo no YouTube cujo título era “Criança vê, criança faz”, e eu nunca mais esqueci. O vídeo retrata exatamente isso: o quanto os nossos filhos aprendem com as nossas ações mais involuntárias (falar ao telefone, brigar no trânsito, roer unhas..).  

Uma das frases citadas no vídeo que mais me marcou foi a seguinte: “Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo. “ (J. Petit Senn). 

Ou seja, devemos nos preocupar primeiramente em sermos pessoas melhores para que, só assim, possamos criar pessoas melhores. Se ilude quem pensa que pode subornar, trair e gritar, mas que seus filhos seguirão os seus conselhos pra fazer o contrário.   

Lógico que em alguns poucos casos a criança pode buscar exemplos bons em outras figuras que não a dos pais, principalmente se madura o suficiente madura pra julgar errados os atos dos seus progenitores. Mas vamos combinar que são exceções, né? E que a responsabilidade pela educação dos nossos filhos é nossa, e de mais ninguém, então devemos sim refletir e muito sobre o que estamos ensinando aos nossos filhos inconscientemente. 😉

 … 

Se você quiser nos acompanhar em tempo real, não esquece de nos acompanhar nas redes sociais (@maternideias / @deborafom) e no canal Gordinhos por aí, no YouTube.  

Nos falamos em breve!

 Beijããão!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s