Qual a diferença que o bom relacionamento com o professor faz para o aprendizado?

Já parou pra pensar no quão importante é para os nossos pequenos o momento em que eles têm incluída em suas vidinhas uma outra pessoa pra ser sua referência, não familiar, de aprendizado? 

Até então eles aprendiam exclusivamente em casa; com a mãe, o pai, irmão mais velho.. E de repente surge a figura do primeiro professor. Alguém novo, em um ambiente novo, ensinando coisas novas. São muitas novidades para alguém tão pequenininho heheh..
É normal que eles demorem a se sentir totalmente à vontade, e que confiem nessa pessoa para aprender o que estiver sendo proposto, mas é nesse momento, do estabelecimento da confiança e do início de um sentimento de carinho por esse novo mestre, que os pequenos passam a aprender de verdade. 
É a partir de interações sociais que se constrói o aprendizado, e por isso é tão importante essa conexão entre os pequenos e seus mestres. 
Psicólogos afirmam que “A educação afetiva deveria ser a primeira preocupação dos educadores, porque é um elemento que condiciona o comportamento, o caráter e a atividade cognitiva da criança. E o amor não é contrário ao conhecimento podendo tornar-se lucidez, necessidade e alegria de aprender. Quando se ama o mundo, esse amor ilumina e ajuda a revelá-lo e a descobri-lo ( SNYDERS ,1986).
Ou seja, a escola é a continuação do lar, e assim, não pode se limitar a fornecer somente conhecimentos conceituais, mas sim contribuir para o desenvolvimento da personalidade de seus alunos em sua totalidade.

 

Uma das coisas mais incríveis pra mim em criar uma pessoinha para o mundo é poder observar na prática esse comportamento que muitas vezes conhecemos apenas em teoria. E nesse caso, não foi diferente. 
Quando a gordinha conheceu a profe de ballet, sua primeira professora, ficou perto de mim, observando de longe. Aos poucos, começou a brincar mais perto da professora, até o momento em que ofereceu a mãozinha pra que a profe fizesse com ela o exercício que fazia com as outras! Fofura demais.. *-*

Então fica a dica: conheçam os mestres dos seus pequenos e estimulem esse vínculo de afeto. Estimulem os pequenos a admirar seus professores, pois assim, estarão facilitando o aprendizado e construindo ótimas referências nas cabecinhas deles! 
Afinal, nada melhor que aprender com quem se admira, né? 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s