Sistema de recompensas: como funciona?

Quando a Valentina começou a frequentar as aulas de ballet na Dullius, percebi que sempre ao final da aula todas as pequerruchas corriam para a profe para o que parecia ser um ritual muito aguardado: a hora dos adesivos. 

Achei a ideia sensacional e resolvi pesquisar mais sobre esse “sistema” e pegar algumas ideias pra incluir na rotina dos pequenos! Vem ver!


Em primeiro lugar, como assim sistema de recompensa? 

Bom, quando estamos tentando melhorar algum comportamento específico da criança, o sistema é muito simples, dá-se uma recompensa quando a criança fizer o que se quer que ela faça.. A recompensa depende muito da idade, podendo ser adesivos ou até um presente específico. 

Mas o sistema não se resume a uma recompensa final apenas. É muito importante ressaltar e elogiar o bom comportamento “no durante”. Eileen Bailey, que foi o autor do livro, “O Guia Essencial para a síndrome de Asperger,” escreve para HealthCentral que recomenda que você dê o seu louvor criança durante todo o processo, como ela pega alguns itens, em seguida, um pouco mais neste exemplo, em seguida, dar-lhe a recompensa no final. Conforme o tempo passa, você deve ser capaz de dar as recompensas para fora com menos frequência, ou alterar um pouco as regras, abrangendo mais responsabilidade por isso.

Sobre a necessidade de focar em uma coisa de cada vez: muitas vezes nos atropelamos e cometemos o erro de tentar alterar tudo o que está errado ao mesmo tempo. É muito importante manter o foco, caso contrário a criança não entende pelo que exatamente está sendo repreendida e recompensada, não conseguindo extrair a lição esperada. 

No caso das aulinhas de ballet da Lelê, todas sabem que, após se comportar a aula toda, recebem os adesivinhos da profe.. E assim, todas respeitam a profe e as atividades propostas durante a aula toda (dentro do possível para a idade delas heheheh..). 


Algumas ideias muito legais que encontrei para usar em casa foram as seguintes:

1) poder escolher uma guloseima no supermercado caso se comporte bem durante as compras;

2) poder escolher uma roupa para outra ocasião caso use alguma contra a vontade em situação específica;

3) poder escolher um brinquedo para comprar em troca de bom comportamento ao tomar vacina ou em consulta médica..

São exemplos que parecem bobos, mas que ajudam muito a estimular o bom comportamento e ensinar que é preciso ser merecedor de presentes e/ou privilégios 😊😉

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